Início do sonho da primeira transposição das águas do São Francisco;
2007
Licitação da obra com o Projeto Básico;
2008
Início das obras, com promessa de conclusão em 2012;
2009 - 2011
Ao longo da execução, o detalhamento do Projeto Executivo apresentou novos serviços fundamentais para garantir a funcionalidade e conclusão da obra, que não estavam contemplados nos atuais contratos;
2011 - 2012
Todos os contratos precisaram ser renegociados com as construtoras; algumas prestadoras de serviço pediram adicionais acima de 25% para prosseguir com a execução das obras. Diante da negativa do governo à época, algumas empresas desistiram, tornando necessário realizar novas licitações;
2014
Todas as obras estavam em atividades, inclusive os trechos que precisaram ser relicitados. Um novo prazo de conclusão foi prometido: até 2015;
2015
A nova promessa de conclusão não foi cumprida mais uma vez;
2017
Início da pré-operação do Eixo Leste do Projeto;
2018
À medida em que as estruturas dos dois eixos foram sendo acionadas para testagem e pré-operação, diversas delas apresentaram problemas e precisaram ser paralisadas para a execução de serviços de manutenção, o que gerou ainda mais atrasos; uma delas foi o Dique 1217, que precisou ser esvaziada para reparos e teve o bombeamento interrompido;
2019
Início da gestão atual, que constatou a necessidade de realizar diversos reparos e serviços complementares em estruturas danificadas; Retorno da operação no Dique 1217 e Negreiros; interrupção do bombeamento no Eixo Leste devido a vazamentos.
2019 - 2021
Durante esse período, gestão atual concentrou esforços para garantirinvestimentos em manutenções das estruturas danificadas para que as águas, finalmente, pudessem avançar até os estados beneficiados;
2020
Rompimento do conduto forçado da Barragem de Jati, no Ceará, devido a falhas na montagem de um conjunto de válvulas, que acabou gerando vazamentos;
2021
Início dos testes do Cinturão das Água do Ceará, levando água do Projeto a 4 milhões de pessoas na RM de Fortaleza; e conclusão do último trecho do Eixo Norte do Projeto.